sábado, 6 de abril de 2013

O Altruísmo

A propósito de altruísmo...


Ora bem, usa-se falar de altruísmo quando alguém funda o seu comportamento no outro (alter, alterum). Explicitamente, o altruísmo consiste em fazer o bem aos outros, pelos outros. Subjacente está, claro, o amor-próprio. A ideia de que no altruísmo há uma negação de si, ou do amor próprio, não resiste ao exame. Na verdade, o altruísta "realiza-se" no outro. Ao ser-para-o-outro ele obtém satisfação. 

O verbo "realizar" é bem aplicado aqui, porque "realizar" deriva do latim "res", que significa "coisa". Realizar é "fazer coisa". Realizar aponta para a noção de completude, e é isso que as pessoas entendem por altruísmo, pois desejam completar-se nesse "ser-para-um-outro". No entanto, isto já coloca em evidência um conjunto de mal-compreendidos que podem ocorrer. Antes de mais porque aquilo que conhecemos como "algo completo" são, habitualmente, as coisas do mundo que nos rodeiam, sobretudo as coisas que fazemos. É assim que dizemos que completámos uma tarefa, que acabámos uma casa, que terminámos um exercício. Mas esta compreensão corre o risco de ser enganadora porque tem subjacente a possibilidade de lidar com o humano ao modo dos entes mundanos. Ou seja, assume à partida que o sujeito é como uma casa, uma obra, um exercício que está em processo de construção, que esse processo é externo, como no caso da casa à qual se vão juntando peças até, finalmente, se encontrar concluída. Mas se aplicarmos essa imagem ao humano, então temos que admitir que só quando morre é que o humano está completo. Portanto, isto chama a atenção para uma consideração inautêntica do humano porque o que cada um refere quando diz que se sente "completo", ou "mais completo", não é nada do género "morri". Não. No caso do humano é o contrário. Quanto mais completos estamos mais vivos nos sentimos e na verdade mais coisas temos para fazer. Nunca estamos mais completos do que quando sentimos que temos à nossa disposição possibilidades de execução. Ora, uma casa está completa precisamente quando não há mais nada a fazer...

Por outro lado, quando se diz que o altruísta vive em função do outro esquece-se que, se analisarmos bem, é precisamente o contrário. O altruísta retira o seu sentido, o seu prazer, a sua "felicidade" precisamente do outro. Na verdade, se o altruísta não tivesse outros para ajudar, provavelmente ou se suicidaria, ou teria de arranjar outra coisa para fazer. Na verdade, na maioria das vezes, o altruísta simplesmente é altruísta como poderia ser outra coisa qualquer. Assim como uns encontram o seu sentido na carreira, outros encontram no “outro”, e isto parece ser suficientemente aleatório para podermos dizer que o altruísta pode ser tão alheado, tão inautêntico como o egocêntrico que só pensa em si. 

Além disso, o altruísta acaba por usar o outro para-si. O outro é como um instrumento que o altruísta usa para se sentir bem, para estar de consciência tranquila, para se conseguir perdoar a si mesmo de algo que fez de errado, ou simplesmente para “comprar” um lugar no céu ou no paraíso.

Estas considerações feitas atrás não significam, no entanto, que o “altruísmo” é errado ou imoral, como se estivesse aqui a afirmar que fazer bem aos outros é pecado… Aquilo para que eu quero chamar a atenção é que, na verdade, aquilo que se faz expressamente tanto pode ter um sentido como um outro sentido. Ou seja, o altruísmo pode ser uma opção autêntica de alguém, pode-se ser autenticamente altruísta – ou, inversamente, pode-se ser altruísta em fuga de si mesmo, pode-se ser com os outros apenas porque não se consegue estar consigo próprio…

Este assunto é muito complexo. Envolve diversos temas e exigiria um estudo cuidado sobre a natureza do humano – que, obviamente, não pude fazer aqui…

Sem comentários:

Enviar um comentário

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons