415b8-14
ἔστι δὲ ἡ ψυχὴ τοῦ
ζῶντος σώματος αἰτία καὶ ἀρχή. ταῦτα δὲ πολλαχῶς λέγεται, ὁμοίως δ' ἡ ψυχὴ κατὰ
τοὺς διωρισμένους τρόπους τρεῖς αἰτία· καὶ γὰρ ὅθεν ἡ κίνησις καὶ οὗ ἕνεκα καὶ ὡς
ἡ οὐσία τῶν ἐμψύχων σωμάτων ἡ ψυχὴ αἰτία. ὅτι μὲν οὖν
ὡς οὐσία, δῆλον· τὸ γὰρ αἴτιον τοῦ εἶναι πᾶσιν ἡ οὐσία, τὸ δὲ ζῆν τοῖς ζῶσι τὸ
εἶναί ἐστιν, αἰτία δὲ καὶ ἀρχὴ τούτου ἡ ψυχή. ἔτι τοῦ δυνάμει ὄντος λόγος ἡ ἐντελέχεια.
φανερὸν δ' ὡς καὶ οὗ ἕνεκεν ἡ ψυχὴ αἰτία·
Mas a alma é a causa e o princípio do corpo vivo (ζῶντος). Mas isto diz-se de muitas
maneiras, tal como a alma é dita causa por três modos distintos. Com efeito, a
alma é causa no sentido do ‘de onde vem’ o movimento, do ‘em vista do
que’ e como a ‘coisa própria’ (οὐσία) dos corpos animados (ἐμψύχων). De facto, que é como ‘coisa própria’, é evidente. Com
efeito, a ‘coisa própria’ é a causa de ser de tudo, o viver é o ser dos
viventes, e a alma é a causa e o princípio dele [i.e., do viver]. Além disso, o
‘ter-se-em-completo’ (ἐντελέχεια) é o sentido daquilo que é poder-ser. E é manifesto
que a alma também é causa como ‘em vista do que’.
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