quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Diálogo entre dois convencidos

Acerca da liberdade, do certo e do errado!

O conflito de convicções e a percepção de evidência



Sr. A- Como podes dizer que não queres mudar se não conheces outras coisas? Deverias viver no meu país, onde as pessoas como tu são livres. Tu não sabes o que é isso e por isso dizes que estás bem sem isso.

Sr.ª B- Mas eu não quero conhecer isso! Estou bem como estou, já disse!

A- Teimosa, tu! Viveste toda a vida aqui. Meteram-te na cabeça que isto que conheces é tudo quanto há… mas há muitas coisas mais!

B- Coisas mais? Mais coisas, que mais coisas?! Coisas a mais, queres tu dizer. Tenho o que tenho, quero ter isso e é isso que tenho!

A- Vem comigo e eu mostro-te o que podes vir a ser! Vais mudar de opinião num segundo. Vais ver!

B- Não duvido disso! Acredito que de facto iria mudar de opinião, mas o que me interessa é saber se iria mudar para melhor

A- Poderias escolher… agora não podes!

B- Sim, mas e se a alternativa ao que tenho for má!

A- Não a escolhes. Ninguém te vai obrigar!

B- Não estás a perceber: eu posso ficar a gostar disso que falas e passar a preferir isso… mas quem me garante que nessa altura eu não estaria a iludir-me! Esse teu mundo parece-me ter a capacidade de converter facilmente as pessoas. Mas talvez elas fiquem tão ofuscadas pelo brilho disso que não percebam que estão enganadas! Eu não quero correr o risco de me encontrar numa situação em que estou em erro convencida de que estou certa!

A- Mas isso não pode estar a acontecer precisamente agora?

B- Pode! Mas se é para continuar a ter crenças sem saber se são verdadeiras prefiro manter a minha, porque estou certa de que é verdadeira!

A- Não percebo como podes preferir não ter escolha!

B- É verdade que não percebes, não percebes que a minha escolha é continuar aqui!

A- Não, desculpa! Estás errada. Se conhecesses outra coisa além desta ias ver que não queres realmente isto!

B- É mesmo isso que eu não quero: não quero querer outra coisa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.