quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Diálogo entre dois convencidos

Acerca da liberdade, do certo e do errado!

O conflito de convicções e a percepção de evidência



Sr. A- Como podes dizer que não queres mudar se não conheces outras coisas? Deverias viver no meu país, onde as pessoas como tu são livres. Tu não sabes o que é isso e por isso dizes que estás bem sem isso.

Sr.ª B- Mas eu não quero conhecer isso! Estou bem como estou, já disse!

A- Teimosa, tu! Viveste toda a vida aqui. Meteram-te na cabeça que isto que conheces é tudo quanto há… mas há muitas coisas mais!

B- Coisas mais? Mais coisas, que mais coisas?! Coisas a mais, queres tu dizer. Tenho o que tenho, quero ter isso e é isso que tenho!

A- Vem comigo e eu mostro-te o que podes vir a ser! Vais mudar de opinião num segundo. Vais ver!

B- Não duvido disso! Acredito que de facto iria mudar de opinião, mas o que me interessa é saber se iria mudar para melhor

A- Poderias escolher… agora não podes!

B- Sim, mas e se a alternativa ao que tenho for má!

A- Não a escolhes. Ninguém te vai obrigar!

B- Não estás a perceber: eu posso ficar a gostar disso que falas e passar a preferir isso… mas quem me garante que nessa altura eu não estaria a iludir-me! Esse teu mundo parece-me ter a capacidade de converter facilmente as pessoas. Mas talvez elas fiquem tão ofuscadas pelo brilho disso que não percebam que estão enganadas! Eu não quero correr o risco de me encontrar numa situação em que estou em erro convencida de que estou certa!

A- Mas isso não pode estar a acontecer precisamente agora?

B- Pode! Mas se é para continuar a ter crenças sem saber se são verdadeiras prefiro manter a minha, porque estou certa de que é verdadeira!

A- Não percebo como podes preferir não ter escolha!

B- É verdade que não percebes, não percebes que a minha escolha é continuar aqui!

A- Não, desculpa! Estás errada. Se conhecesses outra coisa além desta ias ver que não queres realmente isto!

B- É mesmo isso que eu não quero: não quero querer outra coisa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons