sábado, 25 de janeiro de 2014

Homo velox

A propósito de,

Há uma ideia - muito típica de épocas em que toda a gente corre e corre e corre e se tornou incapaz de parar, estar em silêncio ou de pensar - que abunda hoje em dia que é a de que considerar que algo é mau já é algo mau em si mesmo. As pessoas dizem isto à boca cheia. Eu penso sempre se aquele velho argumento grego de espetar uma boas pauladas na cabeça de quem o diz não seria de facto o melhor argumento, mas...

Penso que classificar algo de mau não é perverso, é até um dever classificar o mal como mau, mas a indiferença ou a perversão que trata o mal como bom, estas sim, penso que são nocivas.

A civilização... o homem tornou-se no animal veloz, uma espécie mamífera de velociraptor que a cada fôlego se desumaniza! Cada um, um átomo, com a sua nuvem de familiaridade onde até pode brincar ao ser humano em casa ou quando está de férias - mas cada vez mais a desumanidade se torna a ocupação a tempo inteiro dos homens. Com isso, evidentemente, vem a indiferença, e categorias do mesmo género, para as quais, efectivamente, tudo vai bem e a vida é assim mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons