quarta-feira, 18 de julho de 2012

Viver com os outros - o humano como ser político

A propósito de auto-suficiência:

Para Aristóteles o ser humano deve tornar-se auto-suficiente. Mas ser auto-suficiente não significa viver isoladamente, como um só, sem ninguém por perto. Leiamos as suas sábias palavras:


"Pois a auto-suficiência parece ser o bem completo. Mas por auto-suficiência não dizemos aquele que é só ele mesmo, vivendo uma vida solitária, mas sim também com os pais e filhos e mulher e todos os amigos e concidadãos, uma vez que o humano por natureza é da cidade." (Tradução nossa.)

 Aristóteles, Ética a Nicómaco 1097b1
τὸ γὰρ τέλειον ἀγαθὸν αὔταρκες εἶναι δοκεῖ. τὸ δ᾽ αὔταρκες λέγομεν οὐκ αὐτῷ μόνῳ, τῷ ζῶντι βίον μονώτην, ἀλλὰ καὶ γονεῦσι καὶ τέκνοις καὶ γυναικὶ καὶ ὅλως τοῖς φίλοις καὶ πολίταις, ἐπειδὴ φύσει πολιτικὸν ὁ ἄνθρωπος.

Este passo ajuda-nos ainda a compreender o que significa ser político para Aristóteles. O πολιτικός é aquele que é da cidade, ou seja, que vive com os outros. Ser político é ser em comunhão. E o humano é, por natureza, com os outros. Começa por aqui a dimensão política do humano, é este o seu princípio.

1 comentário:

  1. Sim, pela lógica vemos a dependência antes da auto-suficiência e a dependência para permanecer a auto-suficiência. Pois sem dependência, não existe suficiência.

    ResponderEliminar

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons