quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Filósofo...

A propósito da delimitação do filósofo...

O filósofo é difícil de captar. Porquê? Será difícil olhar na cara do professor de filosofia? Não.

O que é difícil é saber quando se está a olhar para um filósofo. Não só porque o filósofo, neste sentido, não é aquele que enverga um título, mas aquele que faz um certo caminho - que não delimitamos aqui. Mas também porque, se dermos de frente com um, o mais provável não é simplesmente não nos apercebermos, mas não querermos nada com ele. É provável que ele nos repugne. O filósofo é chato. Repele. Nós gostamos de ler sobre Sócrates, e gostamos de elogiar Sócrates, mas se vivêssemos com ele, provavelmente condenávamo-lo à morte.

Fiquemos com as seguintes palavras de Platão:


Estrangeiro:
[O sofista], escapando-se na obscuridade do que não é, veste-a à medida: torna-se difícil percebê-lo através da escuridão do lugar. Não é assim?

Teeteto:
Parece.

Estrangeiro:
Mas por seu lado, o filósofo persegue sempre, através do raciocínio, a forma do que é: não é fácil alguém enxergá-lo através do brilho da região. Porque os olhos da alma dos muitos são incapazes de suportar a visão do divino.

____________________
Platão, Sofista 254a-b
Ξένος
ὁ μὲν ἀποδιδράσκων εἰς τὴν τοῦ μὴ ὄντος σκοτεινότητα, τριβῇ προσαπτόμενος αὐτῆς, διὰ τὸ σκοτεινὸν τοῦ τόπου κατανοῆσαι χαλεπός: ἦ γάρ;

Θεαίτητος
ἔοικεν.

Ξένος
ὁ δέ γε φιλόσοφος, τῇ τοῦ ὄντος ἀεὶ διὰ λογισμῶν προσκείμενος ἰδέᾳ, διὰ τὸ λαμπρὸν αὖ τῆς χώρας οὐδαμῶς εὐπετὴς ὀφθῆναι: τὰ γὰρ τῆς τῶν πολλῶν ψυχῆς ὄμματα [254β] καρτερεῖν πρὸς τὸ θεῖον ἀφορῶντα ἀδύνατα.

1 comentário:

  1. Se a palavra filosofia significa "amor pelo saber" (como está nos dicionários), o filosofo só pode ser a sabedoria em sua melhor resposta. Uma mente aberta para o conhecimento de tudo e tudo para o conhecimento da mente. O filosofo é um ser atrás de razões e a própria razão em procura de resultados. Dar explicação pra tudo, pode ser chato, mas, se entregarmos a chatice para as explicações, obteremos palavras de poder. O que não vemos, o que não sabemos se a filosofia tudo pode explicar? Amor pelo saber, quem ama sabe.

    ResponderEliminar

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons