quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O que é um anti-cristo?

A propósito de anti-cristo...


Curioso o conceito de anti-cristo de Nostradamus. Nada que o Novo Testamento não faça notar: os falsos profetas. Há a pretensão de identificar Hitler com um dos anti-cristos e diz-se que ainda falta vir um. Ora, qual é o problema com os falsos profetas? Podem atingir grande poder e mover exércitos humanos. Mas porquê? Quem era o exército do Hitler, quem são os seguidores dos falsos profetas? Seriam seres de outro mundo, espíritos trazidos pelo anti-cristo para este mundo?
O problema com os falsos profetas é que não são reconhecidos como tal pelas pessoas. O problema é que o anti-cristo, se o for, não é reconhecido como tal. E quem não se rever nas suas ideias será rejeitado. Não será o anti-cristo a ir de casa em casa, serão as pessoas, os homens e mulheres que tanto medo têm do anti-cristo que executarão a vontade do anti-cristo. E executarão a vontade dele com vontade.
O problema com o anti-cristo é que as suas palavras viriam ao encontro da maioria dizendo-lhe aquilo que elas querem ouvir, aquilo que elas querem acreditar. O problema é que quando se fala de anti-cristo as pessoas imaginam um ser com cornos, príncipe da fealdade, horrível, mal-disposto, com palavras agressivas. Mas um ser com cornos não é de temer porque as pessoas unir-se-ão contra ele. Mas essa forma de representar o anti-cristo afasta a atenção para o que é mais perigoso: aquela figura agradável que nos diz palavras melífluas, que parece ser um salvador, que é agradável e que facilmente convence. E é desse ser que é de ter medo, porque a vir um falso profeta mundial a sua característica principal não seriam os cornos, mas com toda a certeza a sua beleza, de figura ou de palavras. E enquanto se procuram os cornos imaginários a alegria real pode ser a grande falsidade que nos enterra no lodo da mediocridade.

2 comentários:

  1. A imagem que eu vejo quando penso no anti-cristo seria essa:
    1 - O Anti-Cristo é descrito no apocalipse como o 4º cavaleiro, o do cavalo branco(não. não é Jesus), aquele que vem logo após a peste a fome e a morte. Ou seja, quando o mundo estiver na miséria, aparecerá um político, apoiado por alguma autoridade religiosa, que terá todas as repostas para os problemas do mundo.
    Alguns desses problemas seriam:
    1-Xenofobia - ele acabaria com essa noção de países inimigos instaurando a nova economia já famosa da marca na mão ou na testa.
    2-Religiões extremistas - ironicamente ele atacaria religiões que considerasse extremistas, ponde o cristianismmo no meio.
    Os 3 anos e meio de paz que a Bíblia descreve indicam que de fato, as idéias desse homem salvaram a humanidade da aniquilação por isso, o povo o seguirá, mas depois seu lado prepotente e orgulhoso vai surgir, mostrando sua face de anti-cristo.

    ResponderEliminar
  2. O meu objectivo era chamar a atenção para um singelo pormenor: nós seríamos as armas do anti-cristo... Nós o seguiríamos, acreditaríamos nele, e repudiaríamos com gosto todos aqueles que não o aceitassem como líder.

    Nós temos medo do anti-cristo... excepto quando ele estiver aí. Então nós o adoraremos... E eu não estou aqui a referir-me a categorias religiosas, nem a supostas revelações do futuro. Estou a notar um problema: se a verdade da Democracia é simplesmente satisfazer as opiniões das pessoas, então o Nazismo é a verdade da Democracia... ou seja, já estamos num modelo nazi, e o facto de não estarmos numa manifestação tão radical como a do Hitler é puramente casual...

    ResponderEliminar

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons