segunda-feira, 22 de julho de 2013

Filosofia, actualidade e utilidade

A propósito da utilidade da Filosofia


Toda a gente (não, na verdade até pouca gente - excepto os profissionais da "área" - se dá ao trabalho) pretende perguntar qual é a utilidade da filosofia na Actualidade...

Eu perguntaria qual é o papel da actualidade na Filosofia.

Mais, se a pergunta que se deve fazer é qual é a utilidade da filosofia na actualidade, então eu sou plenamente de acordo com aqueles que dizem que a filosofia não serve para nada e que, a bem dizer, tudo o que ela faz de útil poderia muito bem ser feito em sub-secções de outras disciplinas.







Talvez a maioria das pessoas pense que a Filosofia não serve para nada. Aqueles que, vivendo da Filosofia e experimentando a utilidade dela para eles, pensam que ela é útil - ao defenderem a utilidade da filosofia só provam a sua inutilidade. Quando, finalmente, a filosofia se tornar mais uma província da utilidade estará a jeito de ser justamente extinta. E então estaria já, de facto, morta... Se alguém pode salvar a filosofia, se ela precisa de ser salva, serão aqueles que não precisam nada de que ela seja útil para precisarem da Filosofia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.