segunda-feira, 22 de julho de 2013

Filosofia, actualidade e utilidade

A propósito da utilidade da Filosofia


Toda a gente (não, na verdade até pouca gente - excepto os profissionais da "área" - se dá ao trabalho) pretende perguntar qual é a utilidade da filosofia na Actualidade...

Eu perguntaria qual é o papel da actualidade na Filosofia.

Mais, se a pergunta que se deve fazer é qual é a utilidade da filosofia na actualidade, então eu sou plenamente de acordo com aqueles que dizem que a filosofia não serve para nada e que, a bem dizer, tudo o que ela faz de útil poderia muito bem ser feito em sub-secções de outras disciplinas.







Talvez a maioria das pessoas pense que a Filosofia não serve para nada. Aqueles que, vivendo da Filosofia e experimentando a utilidade dela para eles, pensam que ela é útil - ao defenderem a utilidade da filosofia só provam a sua inutilidade. Quando, finalmente, a filosofia se tornar mais uma província da utilidade estará a jeito de ser justamente extinta. E então estaria já, de facto, morta... Se alguém pode salvar a filosofia, se ela precisa de ser salva, serão aqueles que não precisam nada de que ela seja útil para precisarem da Filosofia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons