quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sofrimento, excelência e existência

A propósito de existência...


"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar o espinheiro, e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento... Pelo menos é o que diz a lenda."

Colleen McCullough, Pássaros Feridos, trad. Octávio Mendes Cajado


O texto citado é belo e profundo, de uma profundidade complexa, mas que nos alcança de um trago.
Diz-nos que "o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento", um sofrimento atroz mas procurado, que é o preço do que é "superlativo".

O pássaro paga com a vida o sublime, mas afinal é nesse preço último que ele colhe a própria existência. A sua existência é completa nesse canto excelso e sublime, "superlativo", que faz Deus sorrir nos céus e parar o mundo. Completa a sua existência, é afinal aí, nesse momento de fatal agonia, que a vida é mais real e verdadeira, que de facto o pássaro existe. O canto superlativo resgata-o, cumpre-o, na verdade, fá-lo. Faz-se nesse momento em que o mundo inteiro e Deus mesmo são assoberbados pela beleza de um simples pássaro, tão frágil e trágico.

O que o texto indica mas não diz, diz mas não directamente, é que, na verdade, o pássaro não paga com a existência a excelência do seu canto, mas é a excelência do seu canto que cumpre a sua existência. O pássaro existe verdadeiramente nesse canto, nessa beleza que desde sempre foi o seu destino.

Sem comentários:

Enviar um comentário

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons