quarta-feira, 6 de março de 2013

Há ignorância militante?

A propósito de ignorância...

Depende do que se quer dizer com as palavras. Parece haver uma certa ignorância ingénua - que se caracteriza pelo embarque nas determinações imediatas. Segundo Pascal, o progresso do conhecimento vai daí ao outro extremo, a ignorância daqueles que, tendo percorrido as várias áreas do conhecimento, percebem que nunca se sai da ignorância. Podemos chamar-lhe douta ignorância, que também poderá ter várias formas, desde a suspensão indagatória, ao cepticismo pirrónico... Pelo meio há a ignorância - nos seus diversos níveis - daqueles que, tendo percebido a ignorância inicial, enveredaram pela procura do conhecimento, procedendo a revisões, de tal modo que, a cada vez, julgam ter-se lançado a um patamar de evidência. Esta parece ser a pior ignorância, pois nem é ingénua, nem é douta... 

Depois há outro problema que é o de nunca se estar em condições de se saber exactamente em que ponto da escala se está. Quer dizer, teríamos de já ter percorrido toda a escala, mas para sabermos isso teríamos de estar fora da escala. Assim, na verdade, nunca sabemos a que distância estamos de cada uma das extremidades. Por outro lado, parece-me evidente que Aristóteles tem razão quando diz que "todos os humanos estão numa tensão natural para ver" (é o que está no grego). Alguns tentaram dizer que é possível curto-circuitar esta tensão - mas, naturalmente, nunca se é indiferente a querer ver e, em princípio, reconhecer a ignorância pressiona para se sair dela. 

Quem não tem o hábito de se informar é porque supõe saber o decisivo sobre a vida. Quer dizer, quem não quer saber de Filosofia, pressupõe que já sabe o suficiente sobre isso: que isso não aquece nem arrefece. Em certo sentido, ninguém é militantemente ignorante - quando muito pode considerar que é impossível conhecer (isto é, saber se a situação em que de cada vez se encontra é um erro) e então suspender o juízo. Mas mesmo aí não se deseja ser ignorante. Portanto, num certo sentido, não há ignorância acomodada: as pessoas acomodam-se quando assumem saber o decisivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons