terça-feira, 7 de setembro de 2010

O braço esquerdo de Deus

A propósito de, livros contemporâneos

Comecei a ler e logo notei que o livro me prendia, que as frases se sucediam em catadupla, rápidas. Que as palavras encantavam e não me deixavam alternativa sempre na expectativa da continuação. Uma leitura em catarata, pois parece que estamos a cair, não estando nas nossas mãos podermos parar. Pensei, "ah, isto é no início, mas depois a leitura ficará lenta". É assim, normalmente. Normalmente, um livro dá-nos umas páginas que nos despertam e colam, seguidas de outras páginas menos entusiasmantes nas quais se preparam os próximos momentos de suspensão. Mas isso não acontece neste livro. Em pouco tempo o livro já vai no fim, tenho pena por isso, quase choro. Guardei as últimas páginas para o dia seguinte. Com muita, mas mesmo muita desilusão por o livro me estar deste modo a fugir: "quero mais".

Trata-se de um livro magistral. De ler e ficar a suspirar pelos próximos volumes. O braço esquerdo de Deus, de Paul Hoffman.
Com um estilo que nos agarra a cada página do princípio ao fim, este livro surpreende pela originalidade pigmentada de laivos de toponímia real. As metáforas e as simbologias são espantosas e estimulantes.

Venho a saber que ainda não estão publicados os outros volumes, a segunda e terceira parte. Parece que ninguém me sabe dizer para quando irão estar. Mas, para os próximos, vou ter o cuidado de, pelo menos, manter cada livro, durante três dias.

Afinal, a gula é um pecado mortal.

2 comentários:

  1. Bem...se mesmo depois da vossa Lua de Mel tu continuas a falar do livro...é porque deve ser mesmo bom! LOL

    Tenho que comprovar isso!

    Sandra Dias

    ResponderEliminar
  2. Olá!tudo bem?
    Estou muito feliz por encontrar um canto de filosofia na internet.Estão sumindo a cada sopro que passa!
    Blogueiro,eu tenho 18 anos e criei um e-mail só para discutir com pessoas temas variados como historia ,literatura,fisica e incluindo filosofia!
    Se você tiver interesse em ter uma conversa comigo,mande para penas.parnassus@gmail.com
    -pseudonimo obviamente-

    Responderei assim que puder!

    grande abraço

    ResponderEliminar

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons